Criatividade em alta: como as pausas regulares podem transformar o seu trabalho
Descubra como estimular a criatividade por meio de intervalos estratégicos que vão fazer a diferença na sua produtividade Você já se pegou em um daqueles momentos...
Temperatura ideal do ar condicionado: será que existe uma trégua em meio à essa guerra?
Criado em 1902, por Willis Carrier, um engenheiro elétrico americano, o ar-condicionado ao longo dos seus 121 anos de idade não deixa de gerar polêmica quando o assunto é a temperatura ideal nos espaços de trabalho.
É inevitável: os mais friorentos reclamam se estiver no 19º, e os mais calorentos dizem estar derretendo a 24º. Assim, as pessoas travam uma guerra velada pelo controle da temperatura e por um dia de trabalho com mais conforto. Quem nunca presenciou ou participou ativamente de uma dr dessa, que atire a primeira pedra.
Ainda mais em um país tropical como o Brasil, que é capaz de gerar posições mais extremistas sobre o assunto. Porém, além dos gostos pessoais de cada um, o ar condicionado pode impactar a principal atividade dentro dos escritórios: o trabalho. E será que de fato, existe um meio termo ou uma recomendação para espaços compartilhados?
No artigo de hoje, nós da Blocktime Coworking fomos atrás desse assunto para poder contribuir para ambientes de trabalho cada vez mais harmoniosos diante da diversidade de coworkers. Mas será que existe uma temperatura no fim do túnel? Acompanhe com a gente!
Além de ser uma questão de bem-estar pessoal, existem alguns impactos relevantes que precisam ser considerados na discussão da temperatura ideal do ar condicionado.
Os recortes podem ser diversos: saúde, economia, vantagens e desvantagens para o usuário ou dono do espaço. Enfim, é preciso buscar a compreensão e encontrar equilíbrio entre todos os envolvidos. Afinal, coworking não é sobre colaboração?
Para além do papel diplomático, existem três pontos que podem percorrer a maioria das questões: evitar choque térmicos (queremos a saúde e o bem-estar de todos), economia de energia (nem quem aluga e nem quem loca quer pagar caro pela conta) e o conforto (é para isso que buscamos espaços de trabalho, não é mesmo?).
O Ministério do Trabalho possui um parâmetro vago, contemplado pela Norma NR17, que indica uma temperatura ideal entre 18ºC e 25ºC para ambientes climatizados.
Já a Organização Internacional de Padronização (sim, isso existe de verdade) possui uma definição um pouco mais específica. Segundo a norma ISO 9241, a temperatura do ambiente deve ser entre 20ºC e 24ºC no verão, e 23ºC a 26ºC no inverno; a umidade relativa do ar deve estar entre 40% e 80%.
Esses últimos parecem números bem razoáveis, certo? Mas vamos conferir o que dizem alguns estudos científicos: em pesquisa da International Journal of Hygiene and Environmental Health, a faixa ideal de temperatura para o desempenho cognitivo e de trabalho seria de 22°C a 24°C.
Outro estudo, da Universidade de Chicago, aponta que cada grau acima da temperatura média exterior pode fazer a produtividade dos colaboradores caírem (ponto para os calorentos!).
Leia também: Corpo e mente agradecem: dicas de saúde no trabalho
É um fato: temperaturas extremas impactam nosso corpo e produtividade. Por exemplo, frio demais pode causar estresse e irritabilidade, enquanto o calor excessivo provoca sonolência.
A melhor oferta de paz para a guerra do ar-condicionado, porém, depende de uma temperatura média fixa no escritório. Para tentar agradar gregos e troianos, talvez 22°C ou 23°C seja uma opção viável para amenizar o clima entre calorentos e friorentos.
E no clima de trabalho…
Além do que dizem os especialistas, sempre há algumas formas para garantir um bom clima entre as pessoas, e, por vezes, a solução está nas ações mais simples. Por isso, separamos também 03 dicas que podem te ajudar:
Nada como fazer uma pesquisa direta com quem vivencia a questão diária da temperatura ideal do ar condicionado. Você pode escolher entre pesquisas anônimas e formulários de preenchimento sem identificação ou a reuniões diretas para conversas abertas e diálogos transparentes. Independentemente, o consenso é sempre a melhor alternativa.
A necessidade da temperatura do ambiente muitas vezes depende muito da intensidade da atividade que as pessoas exercem. Geralmente, quanto maior o esforço e mais gasto de energia, mais calor elas sentem. No universo dos coworkings, geralmente a temperatura indicada pelas pesquisas que trouxemos acima (entre 22° e 24° graus) corresponde às movimentações comuns em escritórios de trabalho.
A depender da estação do ano as temperaturas tendem a ser mais frias ou mais quentes. Assim, no verão, costuma-se utilizar temperaturas mais baixas e no inverno temperaturas mais altas. É claro que varia muito das regiões e influências de clima. Aqui em São Paulo, por exemplo, em que costumamos ter as quatro estações do ano em um único dia, isso se torna um desafio.
E, além das dicas para a temperatura ideal do ar condicionado e uma boa convivência entre as pessoas que utilizam o espaço compartilhado, também trouxemos indicações de ações que ajudam a garantir o conforto e a eficiência desse eletrodoméstico tão polêmico no ambiente corporativo:
Programe as temperaturas
Existem aparelhos que permitem a climatização do ambiente de acordo com a programação diária. Essa ação evita o desperdício e o gasto de energia desnecessário do aparelho para esfriar ou aquecer o ambiente.
Siga à risca a programação de manutenções
Se programe para as manutenções e limpezas periódicas do sistema de ar condicionado para garantir a eficiência do aparelho. Filtros sujos ou obstruídos afetam diretamente a performance e podem gerar prejuízo mais rápido do que você imagina.
Uso o vento a seu favor
Sempre que conseguir, utilize a ventilação natural. Abra as janelas e permita a entrada de ar fresco e natural, isso favorece também a renovação do ambiente.
Invista na decoração com cortinas e persianas
O controle de luz solar direta através de cortinas ou persianas evita o aquecimento excessivo do ambiente e reduz a necessidade de ter que utilizar o ar condicionado de forma mais potente para o resfriamento.
E aí, gostou das dicas? Aproveite para mandar esse conteúdo para quem está com o controle do ar-condicionado!
Continue acompanhando nosso blog para mais posts como esse, e conte com a Blocktime Coworking para um novo espaço para sua empresa.
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo SENAC SP, é fundador da Blocktime Coworking e sócio do grupo Blocktime, referência em operação e otimização de escritórios. Entusiasta da economia compartilhada, participa ativamente de grupos relacionados ao tema e adquiriu conhecimento e expertise em arquitetura e design para coworkings, sendo responsável pela gestão operacional dos espaços. Atua, desde 2015 como organizador do Encontro Coworking Brasil e apoiador de muitas das iniciativas relacionadas a este universo, está sempre buscando mais conhecimento sobre novas formas de trabalho, participando frequentemente de conferências internacionais sobre o tema.